Saúde de Curitiba orienta para prevenção e cuidados com a hipertensão

Saúde de Curitiba orienta para prevenção e cuidados com a hipertensãoSaúde de Curitiba orienta para prevenção e cuidados com a hipertensão

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição acompanhada regularmente nas Unidades de Saúde que afeta mais de 100 mil curitibanos. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) destaca a importância dos cuidados com a alimentação e a prática de atividade física. Para isso, o programa “Escute o Seu Coração” pode te ajudar.

Um exemplo de ação do “Escute o Seu Coração” é o grupo de apoio a hipertensos que está disponível em várias unidades de saúde da capital paranaense. O grupo do Cajuru foi iniciado em 2009, na Unidade de Saúde Trindade II. Desde então, recebe 50 pacientes, que se reúnem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, para participar de atividades voltadas ao cuidado e à promoção da saúde.

Pais elogiam vacinação contra gripe e covid-19 nas escolas de Curitiba

Pais elogiam vacinação contra gripe e covid-19 nas escolas de CuritibaPais elogiam vacinação contra gripe e covid-19 nas escolas de Curitiba

Heloísa se encolheu quando a seringa veio em sua direção. Foi rápido. A menina de 3 anos recebeu a vacina contra a gripe. Não chorou. “Eu acalmo a minha filha antes”, conta a líder de equipe Danielle Vaz Naumiuk.

A dose de Heloísa foi uma das 66 aplicadas em 29 crianças pela equipe da Unidade de Saúde Concórdia no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Olga Benário Prestes, no Pinheirinho.

A ação é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME) para a chamada “vacinação extramuros”, um jeito técnico de dizer que se as crianças não vão até a unidade de saúde para serem vacinadas, a vacina vai até elas.

“Facilita a vida”, define o empresário Deivid Lourenço dos Santos, que tinha ido buscar Otávio, de 3 anos, e aproveitou para imunizar o filho contra gripe e covid-19. “No posto de saúde ele nem entra, fica assustado. Aqui é melhor”, revela.

Curitiba registra 1.121 novos casos de dengue, 103 na última semana

O Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, atualizado nesta quarta-feira (24/4), mostra que a capital paranaense registrou 1.121 novos casos de dengue desde o último boletim, divulgado em 17 de abril. Desse total, 103 são referentes a notificações da última semana e o restante são casos anteriores que estavam em investigação.

No total, Curitiba contabiliza 5.029 casos de dengue em 2024 (até o dia 19/4), sendo 2.165 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 2.864 autóctones (transmissão local).

O Cajuru ainda é o distrito sanitário mais afetado, com 1.130 casos, sendo 474 importados. Na sequência está o Tatuquara, com 853 casos (139 importados), e o Bairro Novo, com 594 casos (243 importados).

Soldados do Exército se unem à Saúde no combate à dengue em Curitiba

Soldados do Exército se unem à Saúde no combate à dengue em CuritibaSoldados do Exército se unem à Saúde no combate à dengue em Curitiba

O combate ao mosquito Aedes aegypti em Curitiba ganhou o reforço do Exército Brasileiro. Diariamente, soldados dos quartéis situados na cidade vão acompanhar o trabalho dos agentes de endemias na vistoria das casas, eliminação de criadouros e na orientação à população sobre o combate à dengue.

Nesta segunda-feira (22/4), 24 soldados se uniram ao trabalho da Saúde em três regionais: Cajuru, Bairro Novo e Tatuquara.

“Esse apoio é bem-vindo para ampliarmos nossa capacidade de ação nos bairros com maior número de casos de dengue. Precisamos da união de todos para eliminar os focos do Aedes em nossa cidade”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.